Hummer & Oyster Bar (Zurique)


Bouillabaise Marselhesa. Com vieira, tamboril, mexilhão e o delicioso molho com açafrão. Um clássico da gastronomia francesa...

...acompanhada com croutons e o famoso rouille da Provença.
Pappardelle com cogumelos girolle e trufa de verão. A simplicidade de um prato, elevada por produtos de grande qualidade. Divinal!
Carpaccio de Robalo com Salada de Funcho. Temperado com azeite de basílico, vinagre envelhecido de modena, tomate confitado e flores comestíveis.
Vieiras com Espargos, Favinhas, Ervilhas e Molho Provençal. Combinação absolutamente deliciosa.
Lavagante com espargos selvagens em molho maltese.
Filete de Vaca com Foie Gras e Molho Perigourdine. Aqui a interpretação do famoso Tournedó Rossini, um prato criado por Escoffier no Savoy de Londres para o compositor Gioachino Rossini.
Foi-me explicado que o delicioso sabor da carne advém da maturação ser feita com o osso e isso neste momento só é possível na Suiça, o único país europeu que ainda o permite.
Vitela com gnochi de tomilho e molho de limão confitado.
Petit gateaux com gelado de chocolate branco e espuma de menta. Ao lado leva caramelo salgado e por cima do gelado, peta zetas. Demorou tanto a foto que o gelado desmoronou :)
Macarron de Mascarpone, Granizado de Café e Gelado de Café Branco.

Alberto Mozzo e Filipe Alloin. Chefe de pastelaria e Chefe executivo do Hotel St-Gothard.

A convite do Chef Filipe Alloin, na minha última passagem por Zurique, estive no seu restaurante a deliciar-me com esta magnífica refeição preparada por si.

É uma cozinha de base francesa, com grandes influências mediterrâneas e ibéricas (não tivesse o Filipe várias costelas algarvias), onde a qualidade do produto assume uma importância vital. Noto que há uma evolução criativa constante no seu trabalho, bebendo sempre influências dos locais por onde vai passando, sem nunca perder a sua personalidade.

Qualquer consideração que eu possa fazer ao trabalho do Filipe não é imparcial, para além de um grande amigo, adoro a sua cozinha, por isso não vale a pena continuar :)

Após despacharem os tachos, o Filipe e o Alberto, juntaram-se à mesa, onde tivemos uma interessantíssima conversa pela noite dentro. Falou-se de muita coisa, da sua passagem como chefe de partida do peixe na Fortaleza do Guincho, onde conheceu o José Avillez (Tavares) e o João Antunes (Vin Rouge), ambos em início de carreira. Todos sob o comando de Antoine Westermann e Marc Le Ouedec, dois dos chefes que mais o influenciaram até ao momento, outro foi o seu pai, René Alloin, um chef respeitadíssimo em Marselha. A conversa seguiu pela sua passagem pelo Amaryllis de Gordon Ramsay e pelo Laserre de Jean Louis Nomicos, até terminar numa emocionante confissão, "dos sete países europeus onde já trabalhei, nunca encontrei, das ervas ao peixe, produtos de tão boa qualidade como em Portugal". Às vezes tem de ser alguém de fora a lembrar-nos da nossa riqueza gastronómica. Abraço Filipe!

Marcadores: ,