Queijaria Armando Sequeira (Penalva do Castelo, Dão)








Estamos em Penalva do Castelo, no coração do Dão, em plena região demarcada do Queijo da Serra da Estrela.

Nas proximidades, a imponência da secular e bela Casa da Insua é a principal referência turística da região. Com a sua grande exploração agrícola, hoje está mais direccionada para o turismo, onde para além do alojamento, os turistas podem usufruir da degustação de produtos feitos na propriedade e na região, como os queijos, os doces e as compotas. E o vinho, claro. Produto maior pelo qual ficou conhecida.

Mas o post de hoje passa-se numa pequena freguesia um pouco mais abaixo.

Com cerca de 100 habitantes, a bucólica aldeia de Mareco é um local do Portugal profundo, de gentes genuínas, maioritariamente idosas, das casas tradicionais de granito, da actividade agrícola, dos campos cheios de rebanhos e de uma encantadora ponte romana.

Foi aqui que fui ao encontro de Armando Sequeira, pastor e produtor, homem humilde da terra, rude e autêntico, que após a desconfiança inicial, se mostrou de palavra solta, a fazer jus à fama destas gentes que não renegam uma boa conversa.

Foi uma viagem de quase três horas pela paixão da sua vida, o queijo da serra biológico que produz na sua queijaria artesanal. É com olhar orgulhoso que nos mostra este vale da aldeia de Mareco, o seu terroir, fundamental, diz-nos, onde existem as temperaturas (frias) e a atmosfera indispensáveis para o crescimento de bom pasto e por consequência da produção de bom leite.
Combinação perfeita, já sou eu que digo, para a produção de um dos melhores queijos da serra a que tive oportunidade de pôr o dente.
A atestar pelos inúmeros prémios coleccionados por esses concursos afora, a opinião não é só minha.

Armando Sequeira bateu o pé ao progresso e continua romanticamente a pastar as suas ovelhas e a produzir um queijo único. Mas o percurso tem sido cada vez mais difícil e só com muita teimosia tem sido possível manter o negócio.

É notória a mágoa com que ainda hoje fala das imposições, na sua opinião surreais, da ASAE e na inexplicável confusão burocrática relacionada com o queijo da serra, desde a certificação do mesmo, até à lentidão do licenciamento das queijarias.

O resultado é um queijo de ovelha certificado, algo que para muitos seria um motivo de orgulho, mas que para Armando Sequeira é algo que nem quer ouvir falar. Prefere chamar-lhe Queijo de Ovelha Quinta da Insua, tal o trauma do processo burocrático por que teve de passar até conseguir ter a sua queijaria em conformidade com as directrizes impostas.

Outros, não tão teimosos, não resistiram. E é sem espanto que vê apenas seis produtores certificados, dos actuais 200 existentes no concelho de Penalva do Castelo. "É muita despesa, muita mariquice".

Ri-se quando lhe falo em produção biológica. O termo, agora de moda nas grandes cidades, é do seu léxico comum há muito tempo. Pois para além das ovelhas, exclusivamente de raça Bordaleira da Serra da Estrela, criadas por si, serem alimentadas apenas com pasto natural - "nada de rações", faz questão de sublinhar - também todo o processo de produção do queijo é feito natural e artesanalmente, sem recurso a qualquer outro produto ou técnica. Até a flor de cardo (na foto) utilizada para a coagulação do queijo, é produzida por si.

A conversa terminou com a visita ao interior da queijaria e por entre explicações mais técnicas, sai uma sugestão de quem sabe. Ao contrário do que se pensa, o queijo da serra deve ser comido à fatia e não à colher como é normal fazer-se. O mesmo já tinha ouvido da boca de Domingos Soares Franco, no caso, sobre o queijo de azeitão.

Se passarem pela região não deixem de visitar a queijaria do Sr Sequeira, onde podem comprar diretamente (12,50€ / Kg.) este delicioso e único queijo da serra. Só para terem o prazer de conhecer um homem com esta dedicação, o desvio vale todos cêntimos.

No final, enquanto era brindado com uns requeijões fresquinhos, quis o alinhamento das estrelas, que a  buzina do Sr do Pão ecoasse pela propriedade. Era de centeio. Também de produção artesanal. Estava quentinho.

"Quem certifica o meu queijo é o consumidor, mais ninguém."

Queijaria Armando Sequeira
Mareco (é perguntar pelo Sr Sequeira)
Tel. 91 465 8500 / 232 651 430

P.S. - Em Lisboa, às vezes, se tiverem sorte, podemos encontrar o queijo do sr Sequeira no mini-mercado A Horta das Beiras, na Av dos Combatentes da Grande Guerra, nº 172 A, 1495-037 em Algés - D. Helena Cabral - 96 70 17 484.

Marcadores: , , ,